sábado, 26 de março de 2011

Amigos - Uma Sexta-Feira


Sábado,
Dia cheio,
Noite chuvosa
E eu aqui baixando as fotos da noite de ontem – memorável!
Alguém, por um acaso, já descobriu a definição perfeita para a palavra “amigo”? A melhor que já encontrei diz assim: “Amigos são anjos que nos deixam em pé quando nossas asas têm problemas em se lembrar de como voar (AD)”. Mas ainda penso que está incompleta. Tem mais, muito mais!
Retornando à noite de ontem ...
Saí de casa, passei na Eunice e João, deixei o meu carro, peguei carona com eles e rumamos, atrás do Francis, até o Cantegril, em Viamão. Entramos por uma estrada de terra tortuosa, não enxergando nada. Nem o céu tinha estrelas para iluminar o nosso caminho. Esta seria a nossa primeira visita na casa nova do nosso amigo Francis, um cara único! Nossa amizade começou pelos idos de 1982 e nunca mais se desfez. Nem mesmo as nossas mudanças de cidade, as nossas andanças, os nossos tropeços nos afastaram. Somos irmãos e como irmãos nos tratamos.
Na chegada fomos recepcionados por quatro cães enormes e duas cadelas. Latidos ensurdecedores e eu, temerosa como sempre, adentrei à casa tremendo como uma criança.
Os cães são os seus companheiros e, para ser bem franca, senti que são verdadeiramente os “donos da casa”, algo estranho prá mim que não convivo com animais domésticos. Olharam-nos com desconfiança mas, com o passar do tempo, ambientaram-se à nós de forma muito educada.
A casa é algo indescritível. Muita madeira jogada entre vidros e uma grande área aberta onde estão instalados praticamente todos os cômodos. Toras de madeiras foram jogadas em vários recantos servindo de abajures, porta toalhas, porta panos de prato e por aí afora.
Conheci outra faceta do meu querido amigo de tantos e tantos anos: o bom gosto! (Nunca aprendemos tudo sobre os nossos amigos ... Há sempre o que descobrir ...).
Eu e a Eunice, como duas adolescentes, vasculhamos tudo com uma curiosidade digna de quem gosta de artes e ficamos falando, falando ... enquanto os homens preparavam o churrasco.
Obviamente que, conforme eu já havia alertado o João, o anfitrião deixaria essa parte prá ele. Não deu outra.
A nossa sintonia foi sempre tão perfeita que tudo deu certo da forma mais simples possível – e aqui lembro o que li dias atrás; “O destino coloca as pessoas na nossa vida. As atitudes definem quem fica! (AD)”. Nesses anos todos, apesar de não nos encontrarmos com freqüência, compartilhamos de nossas vidas de forma intensa. Torcemos uns pelos outros. Comemoramos! Assim como comemoramos ontem o ninho que o Francis construiu do seu jeito, aonde alimenta seus cães e busca a sua felicidade interior.
Divago neste momento e penso que somos portáteis! Portáteis porque a distância nunca nos separou, porque sabemos trocar, sabemos afagar um ao outro com o carinho de uma amizade verdadeira, da forma mais simples possível, assim como somos: simples! Também aqui uma citação lida há muito tempo: “Nem sempre o simples é o melhor, mas o melhor é sempre simples (AD)”.
Vida longa para nós ... porque a amizade já está garantida, sem retrocesso!
Tim! Tim!

Rosalva
Foto: Própria

4 comentários:

CARLOS MORANDI disse...

Rosalva,uma crônica que mostra com ternura o quanto você sabe ser amiga - amizade, coisa vai vai rareando em nossos dias...
Parabéns pelo blog, e parabéns pela pessoa encantadoraque é.
Um grande abraço,
Carlos

CARLOS MORANDI disse...

Rosalva,uma crônica que mostra com ternura o quanto você sabe ser amiga - amizade, coisa que vai rareando em nossos dias...
Parabéns pelo blog, parabéns pela pessoa encantadora que você é.
Um grande abraço,
Carlos

Cássia Message disse...

Sim, Rosalva: vida longa aos amigos!
E que delícia acordar com esta belíssima crônica e com a notícia de que o blog continua.. é um vício maravilhoso, que deves cultivar, pois tens muito a mostrar. Já está nos meus favoritos e na lista de links do Insônias.
Siga em frente!
Abração

Roberto Passos do Amaral Pereira disse...

É sempre muito delicioso um encontro de amigos. Parabéns pelo texto!