segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Gêneros e Tipos Textuais

Do site www.slideboom.com/presentations/43947 encontramos uma explanação bem interessante sobre gêneros e tipos textuais.
"ATENÇÃO! É muito importante não fazermos confusão entre os gêneros e tipos textuais. Os TIPOS aparecem em número limitado. Já os GÊNEROS são praticamente infinitos, visto que são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. Os GÊNEROS TEXTUAIS, portanto, são diretamente ligados às práticas sociais, a exemplo de carta, bilhete, aula, conferência, e-mail, artigos, entrevistas, discursos, etc. Assim, um TIPO TEXTUAL pode aparecer em qualquer GÊNERO TEXTUAL, da mesma forma que um único GÊNERO pode conter mais de um TIPO TEXTUAL. Uma carta, por exemplo, pode ter passagens narrativas, descritivas, injuntivas e assim por diante ..."
Fica aquí um desafio aos colegas: Que tal escrever uma breve carta dessa forma?

Um comentário:

Marcos Cairuga disse...

Ótima postagem Rosalva. Acredito que nos dias de hoje várias pessoas ainda não conseguem diferenciar tipo textual de gênero textual. Lendo essa postagem acabei tirando alguma dúvidas que ainda restavam. Parabéns